O que é darma ?
Dharma ou darma é uma palavra em sânscrito que significa literalmente “aquilo que mantém elevado”.
Dharma pode ser explicado como a essência verdadeira do que existe, a lei universal da natureza que se expressa em cada ser e, simultaneamente, em todo o Universo…a justiça ideal que faz com que as coisas sejam o que elas são. É o princípio da verdade que mantém todas as coisas animadas e inanimadas em harmonia, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento espiritual.
Uma pessoa que vive centrada no dharma, ou seja, que vive de acordo com o próprio dharma, reconhece sua missão de vida, seguindo as leis da própria natureza, aceitando-as. Esta pessoa respeita seus movimentos e deixa sua vida fluir de acordo com a lei natural.
Quando isto acontece, a pessoa constrói o alicerce para alcançar a “iluminação”. Para que isto ocorra, é preciso estar conectado a própria essência, que pode ser feita por exemplo através da prática do yoga, e principalmente da meditação, vivendo através da verdade.
Uma importante lei do dharma é o karma (ou carma), que vem da raiz “kr” em sânscrito, que significa “fazer”. O karma é a reação causada por cada uma de nossas ações (desta ou em uma outra vida). Ou seja, toda ação produzirá uma energia que retornará (não necessariamente exatamente da mesma forma) ao seu progenitor. Portanto é bom sempre ter em mente a pergunta: Se eu fizer esta escolha, quais serão as consequências desta minha atitude? Aqui a prática da meditação novamente se mostra importante, pois no estado meditativo, acalmamos a mente e podemos sentir melhor qual escolha nos traz mais harmonia, paz … e até liberdade. É nesta hora que vemos a grande responsabilidade que temos com a nossa vida, afinal, como sabemos mas nem sempre estamos conscientes, o que você é hoje é o resultado dos seus atos e intenções do passado, mesmo que seja de outra vida. A boa notícia é que sempre podemos mudar ou melhorar, favorecendo o rumo de nossas vidas.
Karma portanto, não quer dizer que coisas negativas irão nos acontecer, como muitos pensam. É apenas a energia de reação de nossas ações. Isto quer dizer que podemos nos esforçar para produzir karmas cada vez mais positivos. 🙂
Ótimo, então sairei agora e vou dar dinheiro para o primeiro pedinte que eu ver na rua, afinal estou fazendo algo bom e vou gerar karmas ótimos 🎉🎉Nãããão, o melhor a fazer é sempre parar e sentir, se perguntando: se eu der dinheiro, este pedinte vai ser realmente ajudado? E se eu desse um prato de comida e conseguisse um emprego para ele através de uma organização que conheço para este fim? Não seria melhor? ….e assim vai, para tudo o que fazemos e pensamos, atenção para as consequências!

✨ Sri Rama
Rei do Darma

Agora vamos falar um pouco desta carta?
O arco de flechas que Sri Rama está segurando tem como significado (símbolo): energia viril, o poder e a força da justiça.
No hinduísmo, ‘Ra’ significa luz, ‘Ma’ significa dentro de mim, no meu coração. Então, Rama significa a luz dentro de mim.
Sri Rama é considerado como o sétimo avatar do Deus Vishnu. Ele é a imagem do homem perfeito (perfeito filho, marido, irmão, amigo e perfeito governante) e é adorado, reconhecido como a própria personificação do Darma. Sua saga está escrita na epopéia literário-religiosa Ramayana, onde é relatado com detalhes seu casamento com Sita, e sua luta contra o demônio Atacama, o mais terrível demônio do mundo. Recebeu ajuda de Hanuman (o “Deus Macaco” que representa a fidelidade encarnada) nesta empreitada.
A vida e a jornada de Sri Rama são baseados na aderência perfeita do dharma. No hinduísmo, o dharma é a outra face de Deus.
Entre todas as qualidades de Sri Rama, a que está em primeiro lugar é a gratidão. Gratidão pelos que foram responsáveis por sua criação e crescimento, gratidão por tudo o que há.

✨As bênçãos que a carta do oráculo acima representa são:
~ Fidelidade no casamento.
~ Obediência as leis universais como virtude.
~ Segurança.
~ Aderência para a verdade.

~ Carta do oráculo “Gods and Goddesses Mantras, Blessings and Meditations”, Mandala Publishing. Ilustrado por Sharma, Indra Sharma.

Interessante não?
Aos poucos irei contando mais histórias hindus e seu lado filosófico.
Porque a vida é mudança, é aprendizado, é o compartilhar de idéias respeitando diferentes culturas, afinal, fazemos todos parte do Todo!

Luz e amor para todos nós. :)☀️🌻⭐️🌈

Raquel LMB💚